"Sou conhecido como o Peu do Mengo"
“Onde chego as pessoas dizem: lá vai o Peu do Flamengo. Sou conhecido como o Peu do Mengo. É o reconhecimento dessas pessoas pelas alegrias que proporcionei ao futebol brasileiro. E isso é tudo para mim”. A declaração é de Peu, o garoto gago que fez sucesso no CSA-AL (1977 a 1981 e 1994) e no Flamengo-RJ (1981 a 1983), clubes onde mais se destacou.
Sururu
No Fla vale um registro à parte na história de Peu, já que o gaguinho de ouro do Mutange viveu um verdadeiro sonho de Cinderela. O clube viveu o auge como time de futebol ao conquistar todos os títulos possíveis. No elenco da constelação rubro-negra, nomes como Zico, Adílio, Júnior, Leandro, Tita e Raul. Em jogo realizado em Maceió pelo Brasileirão, em 81, ao substituir Zico, que estava na Seleção Brasileira, Peu fez um golaço e o Fla venceu o CRB por 3x2. Ele foi aplaudido de pé até pela torcida do CRB. A vitória foi motivada, segundo o relato folclórico de alguns na época, pela “capotada” (sururu no capote) iguaria oferecida aos jogadores do Mengo e comissão técnica, como presente da mãe de Peu, dona Maria.
Além de CSA e Flamengo, Peu jogou no Santa Cruz-PE (1983), Atlético-PR (1983), Botafogo-SP e Monterrey-México (1986). Dentre os títulos que conquistou estão: campeão alagoano (CSA, 1987/80/94), carioca (Flamengo, 1981), tricampeão da Taça Guanabara (Fla, 1980/81 e 82), campeão brasileiro (Fla, 1982), Libertadores (Fla, 1981), Mundial Interclubes (Fla, 1981) e campeão mexicano (Monterrey, 1986).
No site do jogador Zico, do Flamengo, o Galinho de Quintino (www.ziconarede.com.br), consta o nome do alagoano Peu na galeria de grandes campeões pelo clube. Consta também que Peu sempre foi amigo de Zico e até hoje quando vai ao Rio e Zico está na área, ambos se encontram para relembrar histórias do futebol.
WS/FM
Por: WELLINGTON SANTOS \ FERNANDA MEDEIROS
Matéria Publicada no Jornal Gazeta de Alagoas
1 comentários:
Eduardo assis
Postar um comentário